Então você quer frequentar o Reddit?

O Reddit é um lugar mágico e cheio de oportunidades para todos, venha comigo e eu te ensino o caminho das pedras.

Rafael Mei

Se você acompanha o Semana dos 10, provavelmente já me ouviu falar sobre o Reddit. Seja quando eu comentei da Revolução SKAPOSKAPOKSA, do /r/SoundsLikeMusic ou em qualquer uma das outras referências largadas aleatoriamente.

Já recebi muitas perguntas por esses comentários:

“Mas Mei, como que eu faço para usar o Reddit?”

“Mei, o Reddit é fácil de usar?”

“Você consegue lamber seu cotovelo? Eu li uma vez que era impossível mas dai me passaram um vídeo de um cara que conseguia e eu fiquei curioso se mais pessoas conseguem.”

Ok, talvez a última pergunta não tenha relação com o assunto, mas de resto, venho aqui para dizer a todos que sim, o Reddit é fácil de usar e vou ensinar para vocês agora mesmo. Vale notar que a maioria esmagadora das comunidades do site são em inglês, então o domínio da língua é preferível.

Ah e não, eu não consigo lamber meu cotovelo mas um amigo consegue e é assustador.

lambendo-cotovelo
Na moral, isso não é de deus.

O que é o Reddit?

O primeiro passo para aprendermos a usar o Reddit é entender o que ele é. Em termos bem básicos, o Reddit é composto de vários fóruns e cada fórum trata de um assunto ou premissa específico. Esses fóruns são chamados de subreddits, pois são uma subseção do Reddit como um todo. Você pode assinar esses subreddits ao ter um cadastro no site.

Na sua página inicial vão aparecer as postagens mais populares de todos os subreddits os quais você assina. É uma ótima forma de visualizar todo conteúdo do seu interesse de uma vez só, embora os subreddits menores tendam a não aparecer muito – exatamente por terem menos tráfego.

reddit-front-page
Notícias do FBI e gifs de skate na mesma listagem, por essas e outras que o Reddit é demais.

Pense nos fóruns como comunidades do Orkut, existiam todos os tipos de comunidades e cada uma tinha o próprio conjunto de pessoas com seus fóruns individuais, suas regras e seus assuntos. As comunidades podiam tratar dos mais variados assuntos, desde os sérios até os mais imbecis, além de serem um local para pessoas com gostos semelhantes trocarem uma ideia.

Os subreddits são exatamente isso. Cada um diz respeito a um assunto específico e lá existem regras próprias, além de objetivos diferentes. Para exemplificar, vamos pegar dois subreddits – /r/AskReddit e /r/Frisson – para compararmos.


/r/AskReddit

O /r/AskReddit – subreddits normalmente são identificados com “/r/” na frente pois o link para eles é escrito dessa forma, nesse caso reddit.com/r/AskReddit – tem uma premissa muito simples, pergunte algo para o Reddit.

askreddit
A capacidade do AskReddit variar de assuntos sérios para as coisas mais imbecis possíveis é enorme (tipo o 10 de 10).

As perguntas podem ser das mais variadas, indo das mais específicas as mais abrangentes. O print acima ilustra isso com perguntas como ‘O que você gosta que todo mundo odeia?’, ou ‘Qual é um item que você pode levar que é garantido de tornar uma viagem de carro ou aventura mais divertida?’, e, até mesmo, ‘Redditors (usuários do Reddit) que planejaram uma grande proposta de casamento mas sua outra metade disse não, o que aconteceu?’.

O propósito desse subreddit são as respostas interessantes que podem surgir, sendo um ótimo lugar para sanar dúvidas relacionadas a tópicos não muito discutidos. Esse é o exemplo-mór dos subreddits de ‘discussão’ – o termo adotado para os que o conteúdo é gerado principalmente nos comentários. É no /r/AskReddit que aconteceram muitos dos melhores momentos do Reddit, como por exemplo o tópico ‘Qual é o seu segredo que poderia, literalmente, arruinar sua vida se viesse à tona?’ – o termo ‘throwaway’ na frente do tópico diz respeito as postagens onde os comentários provavelmente serão feitos em anonimato que, no caso do Reddit, é feito através de contas descartáveis.

askreddit_regras
A primeira regra do Reddit é: Você FALA do Reddit pra todo mundo.

Ainda nesse subreddit, podemos ver as regras do mesmo para termos uma ideia de como elas são estruturadas. Como você pode ver, as maioria das regras diz respeito a estrutura básica dos posts, falando sobre o conteúdo dos mesmos e de seus comentários. Vamos ver outro subreddit agora para podermos comparar.


/r/Frisson

frisson

No /r/Frisson, o propósito é compartilhar vídeos, gifs, imagens, textos e músicas que estimulem a sensação de frisson – quando algo te gera arrepios, básicamente. Já de cara notamos a diferença absurda no tipo de conteúdo desse subreddit em relação ao anterior no tipo de mídia que é postada.

A intenção de gerar discussões e incentivar comentários que existe no /r/AskReddit também some, dando espaço para uma comunidade mais focada em consumir conteúdo – note como as postagens têm bem menos comentários.

Nesse subreddit também se faz uso de muitas tags na frente dos posts – [Music], [Image], [Video], etc. As tags podem ser usadas para denominar tipos de conteúdos – como nesse caso – mas também intuito dos tópicos – no /r/AskReddit, por exemplo, tópicos taggeados como [Serious] não podem ter comentários engraçadinhos.

É interessante notar também a diferença no visual dos dois. Cada subreddit pode ter um código CSS específico que dita o layout do mesmo. Para ilustrar o quão diferentes eles podem ficar, entra lá no /r/Panthers e no /r/MarioMaker.

 

Esse é um recurso bem interessante do Reddit, onde cada subreddit pode modificar o layout, elementos gráficos e até o funcionamento de alguns sistemas como, por exemplo, o Karma.

Karma (chameleon)

Karma é quando o universo te pune por ter feito algo ruim ou te recompensa por fazer algo bom. Bem, pelo menos esse é o conceito original de Karma e, no Reddit, ele não é tão diferente assim.

Toda postagem e comentário tem uma pontuação chamada Karma. Essa pontuação dita o que é destacado no site, sendo os comentários com mais pontos os de maior destaque.

karma-cage
Isso explica tanto sobre Nicolas Cage (por sinal, acessem o /r/OneTrueGod).

Todo redditor pode dar um upvote – positivo – ou um downvote – negativo – numa postagem ou comentário. A pontuação de uma postagem ou comentário é dada pelos upvotes menos os downvotes – podendo ficar negativa.

A etiqueta do Reddit define que o upvote deve ser dado quando o conteúdo foi interessante, independente de, por exemplo, você concordar ou discordar da posição dada. Por exemplo, se alguém faz um comentário bem elaborado falando mal de um filme que você gosta, o correto é que você dê upvote nele ou, no mínimo, se abstenha.

Dessa forma, os downvotes devem ser utilizados, principalmente, para filtrar postagens que não adicionem ou desviem da discussão, quebrem as regras do subreddit na qual se encontram ou são ofensivas – sendo esses últimos casos passíveis de moderação ou banimento do autor.

Vale notar que, exatamente por existirem muitas diferenças entre os subreddits, essa etiqueta pode variar muito de acordo com as regras de cada um. O subreddit /r/OffMyChest, por exemplo, tem foco em pessoas desabafando sobre dificuldades de suas vidas e, por esse foco, simplesmente não existem downvotes para as postagens – apenas para os comentários.

offmychest
Os comentários também são mais policiados pela moderação.

 

Tópicos e comentários

Ok, agora vamos ver o que são, exatamente, tópicos e comentários e como você interage com os mesmos. Como eu disse na parte sobre o Karma, toda e qualquer postagem ou comentário é regida por esse sistema e pode ser organizada através do mesmo. Quando você entra na página principal ou acessa algum subreddit, normalmente você está vendo os tópicos ‘populares’ daquele momento, ou seja, os que estão recebendo mais upvotes nas últimas horas/dias.

abas-do-reddit
As opções padrão de organização de tópicos no Reddit, podem existir outras mais específicas nos subreddits.

Você pode, também, organizar esses tópicos pelos ‘novos’ – literalmente as últimas postagens -, ‘subindo’ – que estão começando a ganhar tração nos upvotes e possivelmente estarão nos populares em breve -, ‘controversos’ – que têm muitos upvotes e downvotes – e pelos ‘no topo’ – os com o maior número de upvotes. Essa organização também pode ser usada para comentários. Existem algumas outras divisões, mas essas são as mais importantes.

Essa organização faz com que se você quiser só ler os melhores tópicos do momento a aba ‘populares’  é a ideal. Se você quiser ser mais participativo comentando, provavelmente sua melhor aposta são os tópicos ‘novos’ ou ‘subindo’ – pois os populares costumam já estar saturados de comentários com muitos upvotes, então seu comentário provavelmente acabaria passando despercebido.

Outro ponto importante de notar são as ‘threads’ ou sequências de comentários. Todo comentário no Reddit é em resposta ou a um tópico ou a outro comentário, isso significa que você pode ter uma sequência de comentários respondendo ao comentário a cima. É importante saber isso para não confundir as respostas ao tópico com as respostas a outro comentário.

thread-de-comentarios
Você pode identificar o encadeamento dos comentários pela tabulação e pelas cores das caixas – intercalando de branco para cinza.

Carry on my Reddit son…

Esse foi um guia dos recursos básicos mas principais do Reddit. Com isso qualquer um deve ser capaz de pelo menos começar sua empreitada nesse belíssimo websítio. As coisas que eu não descrevi acredito que são mais fáceis de se aprender na prática mesmo.

Eu recomendo que assim que você decidir começar a mexer mesmo, baixe a extensão Reddit Enhancement Suite que adiciona algumas funcionalidades extras muito úteis.

Por fim, vou deixar aqui uma lista de sugestões de subreddits que eu curto – ou pelo menos acho interessantes – para você começar a povoar a sua front page – é possível que alguns desses já sejam padrão, mas volta e meia eles mudam então sei lá:

  • /r/AskScienceFiction – Perguntas sobre obras de ficção científica, funcionamento das tecnologias ou possíveis crossovers.
  • /r/asoiaf – Sobre os livros e a série do Game of Thrones, várias teorias e análises excelentes – e umas muito absurdas.
  • /r/brasil – Não acompanho, na real, mas só de ser um subreddit em português já é interessante.
  • /r/changemyview – Uma pessoa posta uma opinião e os outros dão argumentos contrários com intuito de mudarem a opinião da mesma.
  • /r/corgi – Corgis são demais, cara.
  • /r/explainlikeimfive – Também chamado de ELI5, pessoas explicam diferentes assuntos da forma mais simples possível.
  • /r/FanTheories – Já leu aquela teoria sobre os bebês dos Rugrats serem todos imaginação da Angélica? É esse tipo de coisa que você encontra aqui.
  • /r/fixingmovies – Sabe quando a gente tenta consertar algum filme em um 10deCast? É basicamente isso só que com (algumas) pessoas mais inteligentes que nós.
  • /r/Games – Discussões mais elaboradas sobre jogos do que o subreddit /r/gaming que é basicamente só memes.
  • /r/instant_regret – Vídeos e gifs de situações onde você consegue ver a pessoa se arrependendo do que fez instantaneamente.
  • /r/nevertellmetheodds – Vídeos e gifs de situações extremamente improváveis.
  • /r/nonononoyes – Vídeos e gifs de situações que parecem que vão dar muito errado mas se resolvem no final.
  • /r/nottheonion – The Onion é um site de notícias fake – vide Sensacionalista – e aqui são postadas notícias reais tão absurdas que parecem ter vindo de lá.
  • /r/outside – Postagens engraçadinhas falando sobre o mundo real como se ele fosse um jogo.
  • /r/Pareidolia – Já enxergou animais em nuvens? Isso se chama pareidolia e podia acontecer de muitas formas diferentes.
  • /r/Simulated – O Reddit é povoado por diversos bots e aqui todas as postagens são feitas por código que analisa as principais postagens dos subreddits mais famosos.
  • /r/SoundsLikeMusic – Tipo o /r/Pareidolia mas para sons.
  • /r/thathappened – Depois que eu fiz esse tópico todo mundo no ônibus levantou e me aplaudiu e uma garota veio me dar o telefone dela. Aqui você encontra histórias super verídicas como essa.
  • /r/WritingPrompts – O tópico dá uma breve premissa e as pessoas escrevem pequenos contos baseados nelas.

Agora vai lá, procura os subreddits das suas séries, jogos, sites e canais favoritos, tenho certeza que você vai encontrar alguma comunidade para o seu gosto. Boa sorte e divirtam-se.