Tudo que você precisa saber para começar a ouvir podcasts agora mesmo

Podcasts: O que são? De onde vêm? O que comem? Onde escutá-los? Descubra tudo isso e muito mais neste tutorial!

Matheus Esperon

Algo ficou claro quando o ser humano desceu das árvores há milhares de anos: Nossa espécie não gosta de ficar sozinha. Bandos começaram a se formar. Primordialmente para aumentar as chances de sobrevivência e posteriormente para ficarmos em volta de aparelhos conhecidos como “celulares” em silêncio.

Mas nem sempre é possível ou desejado estar acompanhado. No caminho para a faculdade, na volta do trabalho, lavando louça em casa… É aí que precisamos de algo para nos entreter. Ouvir música e falar sozinha(o) certamente são as soluções mais comuns.

Mas e se eu lhe apresentasse algo chamado crack?

Brincadeira.

PODCASTS.

O que são podcasts?

A forma mais simples de definir um podcast é pensar em um bate-papo gravado e divulgado em áudio sobre um determinado tema. Quase como um programa de rádio 2.0 – se escutar o rádio ou mesmo ter orelhas for da sua época (você pode estar lendo isso em 2117 após a singularidade, sei lá).

O bacana é que podcasts podem ser sobre virtualmente qualquer coisa. Existem programas sobre filmes, séries, games, livros, quadrinhos, dia a dia, história, política, ciência, religião, sexualidade, homens que gostam de se vestir de canguru em festas que não são à fantasia e saltitar por aí perguntando se pessoas querem entrar na sua bolsa (formalmente chamada de “marsúpio”), etc. Tem de tudo mesmo.

Legal! Onde posso encontrar podcasts?

Podcasts podem ser encontrados em dois lugares: Nas carecas de homens com mais de 47 anos ou aqui na internet mesmo. Uma forma simples de encontrar um programa é googlear “podcast” junto com um tema pelo qual você se interessa, como “podcast + cinema” ou “podcast + empalar meus inimigos” caso seu nome seja Vlad.

Você também pode ir atrás de recomendações. Sem puxar sardinha – e com base em relatos que recebemos –, uma ótima porta de entrada é o nosso Semana dos 10, no qual nos reunimos para conversar sobre o que fizemos, assistimos e jogamos ao longo da semana. Você pode encontrá-lo aqui.

Mais recomendações:

Sociopolíticos: Mamilos; Anticast; Xadrez Verbal.
Cotidiano/tecnologia: Gugacast; Braincast; Nerdcast.
Conhecimento/ciência: Naruhodo!; SciCast.
Cinema: Cinemático; RapaduraCast.
Séries: Canal42; Spoilers Talk Show; Trenzalore.
Games: Overloadr; 99Vidas.; IGN Hype.
Livros: Caixa de Histórias.
Gringos: This American Life; Serial; Millennial.
Homens que gostam de se vestir de canguru em festas que não são à fantasia e saltitar por aí perguntando se pessoas querem entrar na sua bolsa (formalmente chamado de “marsúpio”): CanguruCast.

Ok, e como faço para ouvir podcasts?

Com seu ouvido, DUH.

A forma mais simples é pelo player do episódio do podcast no seu respectivo site (muitos como o Semana dos 10 têm essa opção) ou por um aplicativo de podcasts para poder ouvi-los no seu celular.

O app de podcasts funcionará como seu agregador de programas. Você busca os podcasts e os assina de graça (para receber novos episódios automaticamente).

iOS:
Os celulares da Maçã já vêm com um app nativo de podcasts o que, por mais limitado que seja, é um baita adianto. Mas uma ótima alternativa é o Overcast, um programinha 100% gratuito e extremamente funcional.

Android:
Nos aparelhos Android já é necessário realizar algum download. Há boas opções gratuitas como o Podcast & Radio Addict e o Podcast Republic, mas o pago Pocket Casts definitivamente é o queridinho do sistema. Custa R$ 8,99 e conta com ótimas funções como o Overcast (sim, é bem triste que o iOS tenha um app gratuito que faz tudo que o Pocket faz mas vamos não pensar muito nisso).

Windows Phone:
O que você tá fazendo com a sua vida?

Como o Pocket Casts é meu app de escolha, segue o passo a passo nele desde encontrar um podcast até dar play. A interface do seu programa pode ser diferente mas a estrutura de busca, assinatura, etc, provavelmente é similar, ok? :)

E o que mais?

É isso! Você está pronta(o) para mergulhar de cabeça – ou melhor, de orelha – no incrível mundo dos podcasts. Definitivamente existe um programa perfeito pra você. É só questão de encontrar aquele cujo formato e tema combinam contigo.

Boa sorte e boa diversão! :)