Review | Animais Fantásticos e Onde Habitam

Animais Fantásticos é um filme com defeitos, mas no fim extremamente divertido!

Bernardo Dabul

Embora a história do menino bruxo tenha chegado ao seu fim, o universo de Harry Potter continua vivo e sendo constantemente expandido. Animais Fantásticos e Onde Habitam nos dá uma janela para o mundo dos bruxos americanos, sendo uma aventura divertida embora com alguns problemas.

A história começa com Newt Scamander (Eddie Redmayne) chegando em Nova York com sua mala cheia de criaturas mágicas. Por “azar”, Scamander acidentalmente troca sua bagagem com a de um trouxa. Após isso, não demora muito para as criaturas dentro da mala escaparem. Assim, Scamander deve se juntar com Porpetina Goldstien (Katherine Waterston), uma bruxa “policial” de NY, e Jacob Kowalski (Dan Folger), o trouxa que libertou as criaturas, para colocá-las de volta na mala.

Embora essa seja a premissa do filme, existem outros arcos acontecendo paralelamente, mas sinto que falar sobre eles já poderia ser considerado um spoiler. Porém, é importante dizer que estes são tantos que algumas vezes o filme fica complicado demais para o seu próprio bem.

animaisfantasticos-eddie

Ironicamente, mesmo com sua complexidade extrema, o roteiro ainda assim não consegue fugir de alguns clichés e reviravoltas previsíveis. É realmente uma pena, pois é possível ver que, se a narrativa fosse mais polida, seria um filme muito melhor.

Porém, apesar de tudo, ‘Animais Fantásticos’ é extremamente divertido. O mundo de Harry Potter continua tão fascinante quanto antes e, ver como sua versão de Nova York funciona, é de longe a parte mais interessante. As criaturas em si também são bem criativas e diversificadas, com uma delas sendo particularmente carismática. Prevejo que essa venderá muitos bichos de pelúcia.

Para os fãs incondicionais de Harry Potter: embora o filme se passe no mesmo universo, a trama toda ocorre em 1926, então existe pouquíssima ligação com a série original. Dito isto, existe uma série de referências que fãs atentos podem perceber ao longo do filme!

animaisfantasticos-scamanderpopurtina

Quanto às atuações, Eddie Redmayne brilha como Newt. O ator cria um personagem que claramente se sente muito mais à vontade com suas criaturas mágicas do que com seres humanos, dando uma performance de várias camadas. Katherine Goldstien também faz um bom trabalho como Popurtina, uma policial um tanto enrolada, mas com coração de ouro. Porém um dos reais destaques é Dan Folger, como Jacob Kowalski, já que o ator rouba praticamente toda cena em que se encontra.

Divulgação

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Eu não consigo enfatizar o suficiente como ‘Animais Fantásticos e Onde Habitam’ é DIVERTIDO, apesar de seus defeitos. Achava que já tinha superado Harry Potter, porém esse filme me fez ficar animado novamente com a franquia depois de alguns bons anos.

  • Eddie Redmayne e Dan Folger
  • Expansão do universo de Harry Potter
  • Diversas criaturas mágicas
  • Muitas tramas paralelas
  • Roteiro previsível
Nota: 3/5