Esperon recomenda | 5 filmes pra assistir depois de ‘Stranger Things’

Um acidente de trem, um enigma de fora da Terra, um oitavo passageiro, uma formação montanhosa e um menino de 11 anos são indicações pra você que adorou a série.

Matheus Esperon

Sabe quando você termina algo muito bom, tipo uma uma volta na montanha russa ou uma lata de Pringles e, ainda com o coração acelerado, só consegue pensar em mais?

É o que está acontecendo com 8,5 a cada 10 pessoas (fonte: minha cabeça) que terminaram o surpreendente e totalmente excelente Stranger Things. Seguem então 5 recomendações de filmes com elementos similares à série.

Super 8 (2011)

super 8 é demais
Dirigido por J.J. Abrams e produzido por Steven Spilberg, Super 8 conta a história de um grupo de crianças de uma cidadezinha pequena que presencia um acidente de trem e uma trama sobrenatural se desenrolar a partir daí.

Um xerife inicialmente incrédulo (interpretado por aquele ator que faz um policial em 90% dos filmes que aparece), militares tentando esconder a situação, pessoas sendo raptadas por um ser bizarro e várias referências aos anos 80. Não tô de brincadeira quando digo por aí que ‘Super 8’ é a versão cinematográfica de ‘Stranger Things’. ;)

Filme excelente com cara de sci-fi divertido da Sessão da Tarde que mostrou em 2011 que Abrams era mesmo a escolha certa para retomar o universo Star Wars no cinema.

Onde assistir: Netflix.

O Enigma do Outro Mundo (1982)

enigma do outro mundo lovecraft na veia brother
Cientistas americanos numa base na Antártica são surpreendidos por um ser alienígena capaz de assimilar e tomar a forma de qualquer coisa que toca. Cabe ao time liderado por Kurt Russell tentar sobreviver e descobrir quem é humano e quem é A Coisa.

Dirigido pelo mestre John Carpenter (‘Halloween’, ‘Fuga de Nova York’, ‘Os Aventureiros do Bairro Proibido’ e muito mais) e inspiradíssimo pelas obras de H.P. Lovecraft (especialmente ‘Nas Montanhas da Loucura’), O Enigma do Outro Mundo conta com uma história super tensa, efeitos práticos incríveis, um ritmo bem legal até pros padrões atuais e um final super bacana.

Onde assistir: Netflix.

Alien (1979)

alien
O cargueiro espacial Nostromo capta um sinal de socorro vindo de um planeta próximo e a equipe decide aterrissar e investigar. Isso se prova uma péssima ideia quando um deles é atacado por uma misteriosa criatura e, de volta à nave rumo à Terra, os sete descobrem que há um oitavo passageiro a bordo.

Dirigido por um Ridley Scott ainda são (o que aconteceu, cara?), Alien tem um ritmo bem (BEM) lento pros padrões atuais mas vale a pena pelo clima de tensão que vai sendo construído aos poucos. Além disso, o alien tem um dos designs mais icônicos do entretenimento e é sempre legal ver produções com aquele futuro dos anos 80 (botões pra todo lado e tudo meio quadradão em naves super tecnológicas).

Onde assistir: Coloque sua roupa de sapo e dê seus pulos. ?

Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1979)

contatos doidos
Após entrar em contato com um OVNI, o eletricista Roy Neary se torna basicamente obcecado pelo assunto e desacreditado por todos, inclusive sua própria família (lembra uma certa mãe de uma certa série?). Ao longo do filme, ele começa a ter visões de uma formação montanhosa enquanto o governo americano secretamente investiga a ocorrência de mais avistamentos pelo país, sempre envolvendo som e luz.

É complicado escrever sobre Contatos Imediatos de Terceiro Grau sem revelar demais e ao mesmo tempo sem parecer um filme chato. É uma narrativa lenta mas incrivelmente satisfatória e competente, graças à direção de um jovem Spielberg e principalmente quando você leva em conta que os acontecimentos da trama são relativamente pequenos. O final também é uma maravilha.

Onde assistir: Netflix.

ParaNorman (2012)

paranorman
Norman, um menino de 11 anos que consegue falar com fantasmas (mas, claro, ninguém acredita), se junta a amigos improváveis para tentar impedir uma maldição centenária que faz os mortos levantarem e pode acabar com a realidade como conhecemos.

ParaNorman é facilmente uma das animações mais desvalorizadas — e bem feitas (o stop motion é fantástico) — que existem. A história é divertidíssima, o humor não é infantiloide, os personagens são ótimos e a mensagem do filme linda. Ah, e ainda há um personagem gay!

Onde assistir: Coloque sua roupa de sapo e dê seus pulos.

Vale também incluir O Nevoeiro e Hidden (dirigido pelos criadores de ‘Stranger Things’!) nessa lista, mas já falei sobre eles em outros posts. Então, na verdade, fica a recomendação de 7 filmes pra você que curtiu a série.

Se você assistir a alguma dessas recomendações, volta aqui e conta o que achou! E você pode conferir mais indicações de filmes aqui. :)