Esperon recomenda | 5 ótimos filmes de 2015 que você (provavelmente) não viu

Viagem no tempo, monstros, drogas no Natal, abrigo nuclear e uma menina com câncer são alguns dos temas de ótimos filmes de 2015 que passaram batido por aqui.

Matheus Esperon

Todo fim de ano é excelente por três motivos: Natal, rabanadas e as listas de melhores filmes daquele ano que você (provavelmente) não viu. Sites começam a escrever sobre as mais diversas produções que passaram despercebidas mas que mereciam atenção.

Depois de testar várias dessas listas e me perguntar o porquê de não fazermos rabanadas o ano todo, chegou a hora de montar o meu próprio post de recomendação com 5 ótimos filmes de 2015 que você (provavelmente) não viu.

Projeto Almanaque

projeto almanaque panini

Após encontrar o projeto de máquina do tempo de seu falecido pai, David e seus amigos adolescentes decidem construí-la (ele é um gênio) e começam a utilizar a viagem no tempo exatamente como você faria se fosse um moleque ou uma molequa no colégio.

Matar Hitler? Impedir a crise dos mísseis de Cuba? Salvar o mundo? Pff, vamos usar pra mandar bem no teste que zeramos, ganhar na loteria ou ir ao Lollapalooza com passes VIP.

É claro que David começa a usar a máquina a bel prazer e se inicia aquele processo de estragar ainda mais as coisas a cada vez que ele tenta consertar o último erro, o que faz com que o filme vá de pura diversão pra “MEU DEUS, CARA, PARA DE CAGAR TUDO.”

‘Projeto Almanaque’ é super bem escrito, com ótimos diálogos e boas sacadas para as “regras” da viagem no tempo, com uma trama relativamente simples, sem aquele negócio de “óh, o mundo vai acabar!”. Não é perfeito, mas vale a pena conferir se você curte ficção científica.

Onde assistir: coloque sua roupa de sapo e dê seus pulos. ?

Goosebumps: Monstros e Arrepios

gossebumps

Não sei o porquê mas tive um ótimo pressentimento sobre ‘Goosebumps’ assim que vi o trailer pela primeira vez. Parecia ser um filme leve e divertido numa mistura de aventura com terror. E não é que a minha impressão estava certíssima? :D

Baseado nas múltiplas obras do autor R. L. Stine (o responsável por aquela série assustadora da Fox Kids que eu pelo menos já corria pra mudar de canal logo na abertura bizarra), o longa conta a história de Zach, um adolescente que acaba soltando os monstros do próprio Stine — como personagem vivido por Jack Black — e então precisa se unir ao autor, sua filha e um amigo com 57 dentes para prender as criaturas em seus livros novamente.

‘Goosebumps’ é o ‘Goonies’ dos anos 2010. Ele pode ter muito mais elementos fantásticos do que o filme de 1985, mas aquele sentimento total de aventura com pitadas assustadoras está lá. Diálogos surpreendentemente bem escritos e afiados, piadas sagazes, trama super sólida (com exceção de um furo logo no comecinho), plot twists (!!!) e sentimentos. Recomendação total.

Onde assistir: coloque sua roupa de sapo e dê seus pulos. ?

The Night Before

Joseph Gordon Levitt;Seth Rogen;Anthony Mackie

Essa recomendação é apenas pra quem curte os filmes do Seth Rogen, também conhecidos como stoner movies. Se você acha ‘Superbad’, ‘Pineapple Express’ e ‘É o Fim’ bobos, pode seguir pro próximo da lista. Sem ressentimentos. :)

Joseph Gordon-Levitt, Anthony Mackie (o Falcão dos filmes da Marvel) e Rogen interpretam três amigos que sempre passam a véspera de Natal juntos. Após 14 anos de tradição com drogas e bebedeira, eles se juntam para uma última vez em busca da melhor festa natalina de Nova York.

Filmes que se passam todos durante uma única noite (ou curto período de tempo) sempre me conquistam, ainda mais quando você adiciona participações super especiais, um judeu chapado numa igreja católica, e, claro, todo aquele humor imbecil dos filmes do Seth Rogen. ‘The Night Before’ é tranquilamente uma das melhores comédias de 2015.

Onde assistir: coloque sua roupa de sapo e dê seus pulos. ?

Hidden

Alex-HiddenFB

‘Hidden’ pode ser definido como o ‘Rua Cloverfield, 10’ que não te deixa incrivelmente decepcionado no final.

Pai, mãe e filha se refugiam num abrigo nuclear assim que percebem que o mundo como conheciam está prestes a mudar. Após quase 1 ano lá dentro (acho que é por aí), a família luta para se manter sã e evitar as criaturas da superfície. É o que dá pra falar sobre a trama sem entregar demais.

O filme consegue manter um ótimo e tenso ritmo mesmo se passando praticamente todo dentro do abrigo e sendo majoritariamente estrelado apenas pelos três familiares. Plot twists acontecem — na metade do filme eu estava certo de que seria uma coisa mas aí NOPE, tudo virou de cabeça pra baixo — e o final consegue ser bem interessante. Uma ótima escolha pra quem se decepcionou com o promissor ‘Rua Cloverfield, 10’.

Onde assistir: coloque sua roupa de sapo e dê seus pulos. ?

O que vem a seguir pode ter considerado spoiler do filme pelos mais sensíveis então pule pro próximo da lista se não quiser arriscar. Na metade do longa eu jurava que rolaria um plot twist a la o final de ‘Eu Sou a Lenda’ (o livro, não o filme!) e confesso que fiquei decepcionado (por expectativa criada por mim mesmo) quando a trama seguiu outro caminho. Mas ainda assim, vale super a pena!

Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer

MeAndEarlAndTheDyingGirl

Por último, talvez o melhor da lista. ‘Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer’ é um misto de comédia com drama (o famoso “dramédia”) sobre Greg, um estudante que passa a maior parte do seu tempo fazendo paródias de filmes cults com seu “colega de trabalho”, Earl. A vida dos dois toma outro rumo quando Greg fica amigo de Rachael, que acaba de ser diagnosticada com câncer.

Pois é, amigo ou amiga. Filme sobre câncer, você já sabe que vêm sentimentos. E olha, eles vêm com força total mesmo. Mas vem também uma direção super criativa, inteligente e afiada, com atenção para as sutilezas — por exemplo, no começo do filme, como Greg e Rachael ainda não são amigos, eles aparecem sempre distantes quando ocupam o mesmo plano, se aproximando fisicamente no cenário à medida que sua amizade floresce.

Além disso, o roteiro é muitíssimo bem escrito, com diálogos excelentes, ótimas piadas e situações escolares com as quais você com certeza vai se identificar.

Se chorei ou se sorri, o importante é que esse filme eu curti.

Onde assistir: coloque sua roupa de sapo e dê seus pulos. ?

Se você assistir a alguma dessas recomendações, depois volta aqui e conta o que você achou! E você pode conferir mais recomendações de filmes aqui. :)