Review | Passageiros

Um péssimo filme de ação/comédia romântica/’O Náufrago’ no espaço.

Bernardo Dabul

O que falar sobre Passageiros?

Vamos começar com o básico: O filme, dirigido por Morten Tyldum (Jogo da Imitação) e estrelado por Chris Pratt (Guardiões da Galáxia, Jurassic World) e Jennifer Lawrence (Jogos Vorazes, X-Men: Apocalipse), conta a história de duas pessoas que embarcaram congeladas em uma viagem de 120 anos para uma nova colônia humana. Porém algo acontece que interrompe o sono, depois de apenas 30 anos.

Embora essa seja a premissa básica, existem algumas “surpresas” ao assistir o filme (caso não tenha assistido o trailer). As aspas estão ali porque a história de ‘Passageiros’ é mais previsível que o resultado de 1 + 1. A primeira parte lembra mais do que deveria ‘O Náufrago’, enquanto o segundo e terceiro atos são a clássica comédia romântica e filme de ação, respectivamente. O resultado é um frankenstein de gêneros que deixa o filme longo demais e com uma variação de tom estranha.

A cara de Pratt e Lawrence ao reparar no erro que cometeram ao aceitar fazer esse filme. (Foto: Divulgação)

Além disto, sem dar spoilers, uma decisão tomada pelo personagem do Chris Pratt é tão moralmente errada, que é difícil de vê-lo como um dos heróis da história, mesmo com todo o esforço do filme de tentar redimi-lo ou explicar a lógica por trás de sua decisão.

A estética de ‘Passageiros’ ajuda um pouco, com uma direção visual bem futurista, mas que ainda se diverte com as possibilidades de tecnologias fictícias do futuro. Por outro lado, as cenas de CG dificilmente impressionam. Existe um caso especialmente gritante, onde é bem fácil ver que a nave é um objeto solto na cena e o “espaço” não é nada mais do que um fundo em forma de esfera.

Quanto à atuação, Chris Pratt é carismático como sempre e faz um bom trabalho em mostrar o conflito dentro de si antes e depois de tomar a decisão que falei acima. Por outro lado, Jennifer Lawrence está em seu clássico modo “estou sendo paga para estar aqui”, tendo nenhum carisma e não conseguindo passar a emoção desejada em suas cenas mais impactantes. Vale dizer que a culpa não é só da atriz, levando em consideração o roteiro.

Passageiros

Esse review foi curto, mas diz tudo que você precisa saber sobre ‘Passageiros’. Genérico, chato, previsível e com um herói que toma decisões horríveis. Gaste o dinheiro que você usaria com esse filme em outra coisa. Recomendo um sorvete, já que o calor tá brabo.

  • Estilo Artístico interessante
  • Herói moralmente ruim
  • Esquizofrenia de gêneros
  • Jennifer Lawrence em piloto automático
  • CG lamentávelmente ruim
  • Roteiro previsível
  • Não ganhei um sorvete ao invés de ver esse filme (sério, ta muito calor)
Nota: 1/5