Dabul Recomenda | 5 jogos para comprar na Summer Sale

A Summer Sale ta chegando! Ficam aqui minhas dicas do que comprar!

Bernardo Dabul

Tento ao máximo acompanhar o mercado de vídeo games, mas volta e meia um título ou outro me escapa. Jogos estes que são eventualmente lançados, ficando na Steam/Xbox Live/PSN por meses (talvez anos), até que finalmente são incluídos em uma promoção. É aí que algo mágico acontece: você pode pagar muito barato por jogos FANTÁSTICOS que você não sabia da existência!

Com a Summer Sale da Steam deste ano chegando em breve, pensei em compartilhar cinco jogos que passaram desapercebidos pelo meu radar quando lançados e descobri somente quando entraram em promoção. Todos são relativamente conhecidos, mas valem ser destacados de qualquer forma. Vamos nessa!

Foto: Divulgação

Mark of the Ninja

Mark of the Ninja é um jogo de ação/stealth 2D, onde o jogador é o ninja escolhido do seu clã para receber uma tatuagem especial que dá ao recipiente sentidos aguçados, mas que lentamente vai deixando-o louco. Quando o clã é atacado por soldados desconhecidos, é o dever do jogador encontrar estes agressores e descobrir quem está por trás do ataque.

Embora a história seja interessante, o real destaque é o gameplay. Ao contrário de outros jogos do gênero, Mark of the Ninja não mostra a fase por completo. O jogador só consegue ver o que o protagonista enxerga e o que seus sentidos aguçados permitem perceber (passos, objetos sendo mexidos, etc).

MotN-Gameplay

O resultado disso é uma experiência onde, por mais que o jogador se prepare para entrar em uma sala, pode sempre haver uma variável não prevista. Por outro lado, quando um plano dá certo é uma sensação fantástica.

Foto: Divulgação

Bastion

CALMA! Abaixem seus tridentes e tochas! Eu não estou falando do Bastion de Overwatch, mas sim do jogo desenvolvido pela Supergiant Games.

Bastion (agora sim!)
Bastion (agora sim!)

Você joga como O Garoto, um sobrevivente da Calamidade que devastou o mundo que ele habita. A única esperança para restaurar a destruição é ativando o Bastion, uma construção de poder desconhecido, mas que histórias contam ter a capacidade de salvar o mundo.

O grande destaque desse jogo de ação/aventura é sua história, contada através de um narrador que faz comentários baseados nas ações do jogador. Para aqueles que gostam de explorar cada canto do mapa, descobrindo seus segredos, as narrações são essenciais para descobrir mais sobre esse mundo devastado.

O jogo também se destaca pela estética e trilha sonora. Embora se trate de um mundo distópico, o estilo artístico ainda é cheio de cores vibrantes e traços “fofos”. Mesmo assim o jogo consegue passar a sensação de perdição e mantém uma personalidade única. Quanto à música, vou deixar ela falar por si mesma:

PS: Para aqueles que curtirem Bastion, sugiro também conferir Transistor! É o segundo jogo da Supergiant Games e tem vários paralelos com Bastion.

PS2: Eu preciso de Pyre na minha vida.

Foto: Divulgação

The Stanley Parable

Existem jogos que fazem piadas que quebram a quarta parede, mas The Stanley Parable está em uma categoria própria.

Parte jogo e parte experiência em metalinguagem do meio além da ilusão de escolha, o jogador comanda Stanley. Apenas um peão em uma grande empresa, Stanley tem o simples trabalho de apertar botões na sequência em que aparecem no seu monitor. Um belo dia, as sequências param de vir e Stanley se encontra sem nada para fazer. É aí que começa The Stanley Parable.

A verdade é que o quanto menos for dito sobre esse jogo, melhor. Grande parte da diversão está em ter a experiência por si mesmo, explorando os limites que The Stanley Parable permite você chegar, assim como até que ponto o jogador tem algum dizer sobre o que acontece em seus jogos.

StanleyParable-Menu

Confie em mim. Só jogue e você vai entender o que quero dizer.

Foto: Reprodução (Bernardo Dabul)

Firewatch

Ok, como Firewatch é relativamente recente (temos até review dele no site!) não entra na categoria “jogos comprados em promoção”, mas de qualquer forma, vale colocar na wishlist para quando eventualmente entrar em uma Summer Sale da vida.

Em termos de gameplay, Firewatch é uma experiência bem simples e linear, mas seu real valor está em sua história. O jogador assume controle de Henry, que aceitou o emprego de vigia de parte da floresta nacional de Shoshone, para escapar dos problemas de seu dia a dia. Lá ele conhece Delilah, outra vigia que se comunica através de um rádio.

Firewatch-Henry

O foco dado a Henry e Delilah mostra a relação de duas pessoas que estão tentando escapar do mundo, cada uma por seus próprios motivos. A forma com que estes personagens são explorados, assim como a relação entre eles, faz com que Firewatch valha cada centavo. Com desconto, então? Nem precisa pensar duas vezes.

Foto: Divulgação

Gone Home

Em Gone Home o jogador assume controle de Katilin Greenbriar, uma estudante que está retornando de um intercâmbio. Ao chegar em casa, ela não encontra ninguém e só vê um bilhete de sua irmã, Samantha, na porta dizendo que não quer ser achada e que Katilin não deve procurar por pistas do que aconteceu. É óbvio que o objetivo do jogo é fazer exatamente o oposto disso.

Semelhante a Firewatch, Gone Home é uma experiência narrativa acima de tudo. O jogador é solto na casa da família Greenbriar, onde pode explorar tudo para descobrir o que aconteceu com Samantha. Sem dar muitos detalhes é uma história emocionante que vai se desenrolando através de cartas, diários, etc.

GoneHome-Familia

Esse jogo é especialmente marcante para mim porque ressonou com uma série de questões com as quais estava em conflito na época. Foi algo tão marcante que cheguei a mandar um email para o desenvolvedor (e ele respondeu)!

resposta-email

Digo isso porque talvez Gone Home não tenha o mesmo impacto em você, caro leitor. De qualquer forma, ainda é uma ótima história que merece ser vista até sua conclusão.

PS: Se você tem uma conta paga na PlayStation Network, esse mês Gone Home estará de graça para baixar!

Então é isso, galera! Como a maioria desses jogos entra regularmente em promoção, mesmo que vocês percam essa Summer Sale, podem ter certeza que aparecerão em futuras promoções!

Se jogarem algum deles, comentem o que acharam ou falem comigo no Twitter! =D