RecomenDabul | Steep

Relaxa e explora a montanha!

Bernardo Dabul

Sejam bem-vindas e bem-vindos ao RecomenDabul. Toda semana vou trazer nessa série de textos alguma recomendação de jogo (ou, em raras ocasiões, outras coisas). A ideia é dar um destaque ao que joguei durante a semana, além do que falo no Semana dos 10, ou destacar algum jogo bacana que está em promoção ou de graça! Como é algo novo, aceito feedback sempre que possível e também recomendações de jogos pra dar uma conferida! Eu sou bem ativo no Twitter, então é só mandar um alô por lá que responderei assim que puder. VAMOS NESSA!

Todos temos nossos motivos para jogar. Alguns querem só se divertir com amigos online, enquanto outros procuram uma história intrigante pra cair de cabeça. Tem aqueles que procuram um jogo competitivo para testar suas habilidades, como também quem só quer algo para desligar o cérebro e curtir no fim de um dia estressante. Se você faz parte dessa última categoria, a recomendação dessa semana é para você: Steep.

Se ainda não ouviu falar desse jogo, não te culpo. Jogos de esportes radicais saíram de moda há muito tempo (saudades Tony Hawk Pro Skater 2/Underground 2), com novos sendo cada vez mais escassos. Mesmo assim, a Ubisoft deu mais uma chance para o gênero e criou, talvez, o que seja uma das melhores experiências de esportes radicais de inverno até hoje.

Ao contrário de outras franquias como 1080° Snowboarding, SSX e Shawn White Snowboarding, Steep já começa se diferenciando por não se limitar a apenas um esporte. Sim, tem o clássico snowboard, mas também dá pra brincar de ski, traje planador e paraquedas, além de outras opções adicionadas por DLC, como trenó.

Ski, Snowboard, Paraquedas… Você escolhe como explorar a montanha!

Também se diferenciando de outros jogos mais focados em truques, Steep tem seu próprio “mundo aberto” com várias montanhas para explorar. Muitos eventos de corrida, marcar X pontuação e afins estão espalhados pelo mapa, servindo como pontos de viagem rápida. Porém, ao chegar nesses locais, o jogador não é obrigado a iniciar o evento, podendo simplesmente começar a descer a montanha sem rumo ou objetivo. São nesses momentos que Steep brilha mais intensamente.

Claro, ter objetivos estabelecidos pelo jogo ajudam a dar uma certa direção ao jogador, mas também existe um valor muito grande em simplesmente começar a descer a montanha e ir descobrindo seus segredos. Você pode acabar se deparando com um lago congelado, uma formação de cavernas ou até mesmo uma pequena vila com casas que podem ser usadas como rampas.

Isso sem contar que existe a opção de jogar com amigos. Se você junta um grupo pra esquiar, só melhora a experiência. Vocês podem todos andar juntos apostando corrida até a base da montanha, ou cada um trilhar seu próprio caminho e relatar as descobertas para os demais.

Eu poderia falar também do sistema acessível de truques, de como criar eventos de competição com amigos é simples e também de como as paisagens do jogo são bonitas, mas, no fim do dia, o que importa mesmo é que o que eu quero mais fazer é descer a montanha para ver o que vou descobrir dessa vez!

Steep tem pra Xbox One, PS4 e PC!