Review & Como Assistir | Person Of Interest

Person Of Interest pode começar um pouco devagar, mas quando ela pega o jeito, gente…

Christian Kaisermann

Person of Interest  é uma das únicas séries resistentes (mais ou menos) ao meu super poder de cancelar séries e eu não poderia estar mais feliz com isso. Antes de qualquer coisa, vamos à sinopse?

John Reese é um ex-agente da CIA, dado como morto pelo governo norte-americano, que é recrutado por Finch, um milionário recluso, para trabalhar em um projeto ultra-secreto. Ele desenvolveu um computador capaz de identificar planos para cometer crimes antes mesmo que eles aconteçam e precisa de John para salvar as vidas em risco. O problema é que o tal programa aponta apenas uma pessoa ligada ao crime, obrigando John e Finch a identificar se tal nome é de uma vítima ou de um culpado. – Por Adoro Cinema

Admito não ser a melhor sinopse possível, mas é próximo o suficiente do assunto central da série. Harold Finch, um dos protagonistas, participou de um projeto governamental secreto para a criação de uma inteligência artificial que pudesse ouvir e ver tudo. Ou seja, acessar qualquer aparelho eletrônico, adquirir e analisar conversas, padrões de comportamento, atitudes, etc e calcular se tal pessoa traria algum risco à nação. Imagina uma máquina onisciente, que ninguém sabe da existência, que espia tudo que você fala (quase que como na vida real)?

Conheci a série em 2012, um mês antes de começar a lançar sua segunda temporada e a acompanhei até o seu final neste ano (2016), com sua quinta temporada. Não consigo expressar o quanto a série significou pra mim. A sinopse pode dar um ar de “generalidade” ou “muito sci-fi” à série, porém ela se destaca imensamente em relação ao desenvolvimento de seus personagens. Você não só se importa como entende cada um, suas motivações, suas ações. Há personagens que, aos poucos, vão aparecendo na série e que você começa a sentir coisas por eles que você jamais achou que sentiria. “Ah, mas Christian, qualquer série boa é assim!” Eu sei, por isso estamos aqui. Toma mais uma série incrível! É sério, além de ter chorado horrores com o finale (nunca tinha acontecido isso na minha vida), Person Of Interest fez com que me interessasse por todo assunto acerca de inteligência artificial (até fiz aula sobre, na faculdade). Em diversos momentos vocês levam um tapa na cara com algum diálogo espetacular entre personagens.

poi-s04e11-2

Segue uma das melhores, para mim, citações da série (sem spoilers):

Harold Finch: Você pediu para que eu te ensinasse xadrez e ensinei. Xadrez é um exercício mental útil e através dos anos muitos pensadores ficaram fascinados com ele, mas eu não gosto de jogar. Sabe por que não? Porque foi um jogo que nasceu em uma época brutal, onde a vida valia muito pouco. Todos acreditavam que algumas pessoas valiam mais do que outras. Reis e peões. Não acho que ninguém valha mais do que ninguém. Não invejo as decisões que você terá que tomar. E um dia eu terei partido, e você não terá mais com quem conversar. Xadrez é apenas um jogo. Pessoas de verdade não são peças. Você não pode atribuir mais valor para umas em detrimento das outras. Não para mim. Nem para ninguém mais. Pessoas não são uma coisa que você pode sacrificar. A lição aqui é que quem olha para o mundo como se ele fosse um tabuleiro de xadrez, merece perder. — Episódio S04E11 If-Then-Else | Tradução de OpenSubtitles e Citação original em IMDb

Logo de cara somos apresentados aos personagens principais e, infelizmente, durante alguns bons 10 episódios, também nos apresentam o formato da série: casos da semana. É comum algumas séries, principalmente as policiais e criminais, usufruírem de pequenas histórias semanalmente enquanto desenvolvem uma grande história principal de maneira mais lenta. Person Of Interest, primeiramente, segue este modelo e por volta do 11º/12º episódio da primeira temporada engata com força a trama principal.

De qualquer modo, sei que nem sempre é fácil acompanhar uma série que volta e meia faz uso de casos da semana, principalmente quando cada temporada tem mais de 20 episódios (com excessão da última, que tem 13). Entretanto, sinto uma necessidade IMENSA de sugerir essa história para o maior número de pessoas possível.

Portanto, aqui vai o meu guia de Como assistir Person Of Interest.

Obs: algumas descrições terão spoilers, sugiro ir assistindo e lendo.
Obs²: caso precise de aprofundamento em algum fato, basta ver alguns dos episódios não listados!
Obs³: apesar de estar escrevendo este guia de episódios essenciais, recomendo fortemente assistir o maior número possível de episódios. Se em algum momento você já estiver amando a série, esquece esse post e vá ver tudo que falta em ordem!

Índice

Primeira Temporada

S01E01 | Pilot

poi-s01e01

Não importa o quão chata ou maravilhosa ou cansativa ou qualquer-coisa uma série seja. Você, normalmente, precisa ver o episódio piloto. Neste episódio somos introduzidos aos protagonistas Harold Finch (Michael Emerson, olha só, pra quem gosta de LOST), John Reese (Jim Caviezel), e mais alguns outros. Aprendemos rapidamente sobre o passado de Reese e como a vida dele começa a se transformar graças ao trabalho que Finch o oferece. Difícil recusar quando alguém te dá um novo propósito. Começamos a nos familiarizar com a Máquina (<3).

S01E02 | Ghosts

O segundo episódio ajuda a estabelecer dois fatores essenciais: o padrão caso-da-semana que será adotado por diversos episódios e os flashbacks. Os flashbacks em POI são importantissimos e costumam revelar muito sobre o passado de um personagem, principalmente sobre Finch e a Máquina.

S01E07 | Witness

Altos plot-twists. Neste episódio aprendemos um pouco mais sobre um dos chefes das máfias: Ellias. Olha, ele vai ser bem importante, fica a dica.

S01E13 | Root Cause

poi-s01e13

No episódio Root Cause somos apresentados a uma das personagens mais importantes e carismáticas de toda a série: Root (Amy Acker).

S01E21 | Many Happy Returns

Finalmente nos é explicado um pouco melhor como John  chegou ao estado em que encontramos ele no primeiro episódio. Episódio importante para entendermos melhor John e a CIA.

S01E22 | No Good Deed

poi-s01e22

Aprendemos sobre o que acontece quando as pessoas começam a se perguntar se estão sendo espionadas por algum programa secreto do governo, além de termos um John desconfiado. John procura saber mais do passado de Finch e aprendemos sobre um plano de contingência embutido na Máquina.

S01E23 | Firewall

poi-s01e23

PLOT TWISTTodo mundo encurralado, tudo se revelando, pessoas fingindo serem outras pessoas. Tudo que um finale tem que ter.

Segunda Temporada

S02 E01 & E02 | The Contingency & Bad Code

poi-s02e02

Os dois primeiros episódios são a exata continuação do finale da primeira temporada. Além de continuarmos com toda a situação ocorrida, aprendemos mais sobre o passado de Root, sobre seus ideias e (mais ou menos) como sua cabeça funciona.

S02E12 | Prisioner’s Dillema

Somos apresentados à sub-trama dos policiais corruptos. Para mim este é um dos sub-tramas mais entediantes da série, mas, infelizmente, possui fatos importantes para o maior entendimento das situações presentes dos personagens. Ah sim, o John é preso. Ops.

S02E13 | Dead Reckoning

poi-s02e13

Homens bombas e um dos maiores antagonistas de toda a série. Precisa de mais?

S02E16 | Relevance

UMA NOVA PROTAGONISTA SELVAGEM APARECEU! Somos apresentados à Shaw, que é, basicamente, o Reese versão mulher só que muito mais badass. Te amamos Shaw. É um episódio solto, mas que por motivos acaba se ligando com a trama principal da série.

S02 E19 & E20 & E21 | Trojan Horse & Zero Day God Mode

poi-s02e21

Considere esses três episódios como um finale gigante. Dois personagens entram no time principal da série (e cara, é BOM DEMAIS). Sobre o título God Mode, digamos que alguém fala com alguém e a outra pessoa fica bem espertinha. CARA………

Terceira Temporada

Antes de listar os episódios desta temporada, já dá para se perceber como o número de episódios relevantes em uma temporada aumenta. Você tá ouvindo esse som? É o som de casos da semana indo quase que totalmente embora.

S03 E01 & E02  | Liberty & Nothing to Hide

poi-s03e02

Continuação direta do finale da temporada passada, aquela obrigação de sempre com uma pitadinha de caso da semana e evolução de personagens.

S03 E08 & E09 & E10 | Endgame &The Crossing The Devil’s Share

poi-s03e09

Além de nos iluminar sobre diversos aspectos da Máquina, temos enormes evoluções no sub-trama da máfia de policiais corruptos. Sério, essa tríade de episódios vai te deixar BEM nervoso.

S03 E11 & E12 | Lethe Aletheia

Nossos protagonistas aprendem que pode existir uma outra super inteligência artificial e você não imagina quantos pessoas más convergem para que isso seja verdade.

S03E16 | RAM

poi-s03e16

Em RAM, temos um vislumbre de como Finch começou a fazer o que ele faz no presente. Conhecemos também o antecessor de John. É um ótimo episódio para aumentar a carga história dos personagens.

S03E17 | ‘/ ‘ Root Path

Primeiramente, que belo nome de episódio.

Continuando, Root Path é um grande episódio para, pasmem, a Root! Neste episódio vemos sua lealdade para com a Máquina ser testada.

S03 E20 & E21 & E22 & E23 | Death Benefit Beta A House Divided Deus Ex Machina

poi-s03e23

Sabe toda aquela paranoia de que uma máquina secreta do governo possa estar te espionando em tudo que você faz, fala e ouve? Agora imagina isso, mas mil vezes pior e a máquina sendo uma inteligência artificial cruel, que não preza pela vida de ninguém. Nesses três últimos episódios, o time de protagonistas fazem de tudo para impedir o cenário que acabei de descrever. É, não é muito mole não.

Quarta Temporada

S04E01 | Panopticon

poi-s04e01

Ok, deu ruim. Os protagonistas precisam viver suas vidas falsas para não serem detectados pela nova (e má) inteligência artificial. O episódio é uma continuação do finale anterior e apresenta um novo sub-trama que segue a mesma linha dos policiais corruptos.

S04E02 | Nautilus

Nautilus é o primeiro episódio aonde vemos os protagonistas tentando salvar mais um caso da semana enquanto são vigiados pela nova inteligência artificial. A melhor parte do episódio é que este envolve um “jogo na vida real”. Vai lá ver!

S04E04 | Brotherhood

Se você está interessado no sub-trama citado no primeiro episódio desta temporada, Brotherhood é um episódio essencial, já que os protagonistas tomam uma luta direta contra a gangue.

S04E05 | Prophets

Voltamos à trama principal da série e vislumbramos um pouco mais do que a nova máquina é capaz de fazer.

S04 E06 & E07 | Pretenders Honor Among Thieves

Temos um maior aprofundamento da Shawn e somos introduzidos a novos personagens importantes.

S04E09 | The Devil You Know

Voooooltamos às gangues, mas dessa vez é interessante por motivos de: guerra entre gangues!

Piadas a parte, essa guerra é relevante para a trama principal, então por favor.

S04E10 | The Cold War

Hm, cold war… guerra fria… duas potências ameaçando uma a outra…. do que será que se trata esse episódio?

S04E11 | If-Then-Else

poi-s04e11

Lembra da citação do topo deste texto? Ela vem desse episódio. Sem querer estragar nada, só direi: MEUS AMIGOS E AMIGAS, QUE EPISÓDIO. Sem dúvidas um dos melhores da série. A Máquina precisa fazer uma decisão urgente e brutal e somos apresentados um pouco melhor a como ela aprendeu a tomar decisões por conta própria.

S04 E12 & E13 | Control-Alt-Delete & M.I.A

Estes dois episódios seguem o clima frenético e desesperador dos últimos dois.

S04E20 | Terra Incognita

Além de ser um episódio focado no John, Terra Incognita traz a aparição de um já conhecido e maravilhoso personagem de volta.

S04E21 & E22 | Asylum YHWH
poi-s04e22
Eu te juro que choro vendo esse episódio.

 

A nova máquina resolve que finalmente quer destruir a antiga de uma vez por todas. O time de protagonistas fazem de tudo que está ao seu alcance para salvá-la. Considero YHWH, o finale da quarta temporada, um dos melhores episódios da série. Não quero spoilar nada, mas  garanto que vocês terminarão esse episódio arrepiados. E para não esquecer, duas palavras: Pink Floyd.

Quinta Temporada

Assista ela inteira. Pronto, pode continuar o texto.

Foto: reprodução

Person Of Interest

Person Of Interest é uma série que trata de assuntos atuais, como espionagem e privacidade, e que, apesar de seu começo lento, consegue te fisgar de tal maneira que você pode acabar se interessando por toda uma área de informação que você nem imaginava que gostaria.

  • Personagens carismáticos e únicos
  • Diálogos significativos
  • Esposa do protagonista é a esposa do ator (<3)
  • Trilha sonora espetacular
  • Momentos criativos incríveis (principalmente na temporada 4)
  • Efeitos visuais da máquina em funcionamento
  • Diversos episódios seguem o modelo episódico de caso-da-semana
  • Algumas sub-tramas são desinteressantes
Nota: 5/5